domingo, 29 de março de 2015

O significado da arte

Já tem um tempo que eu me pergunto: O que é a arte?

Eu li alguns livros sobre (dos quais eu nunca terminei), conversei com muita gente, ouvi opiniões, mas nada prendia na minha cabeça o suficiente para eu me convencer de que tal descrição é, arte.

Então aconteceu a terceira edição do Inactu de 2014, onde fiz parte. Poderia dizer que muita coisa mudou a partir daí. A grande parte delas foi pelo conflito de ideias, conceitos e visões com outros artistas. Só recentemente pude, em minha mente, dar um nó em todos momentos que ocorreram na edição.

A segunda razão foi quando comecei a rascunhar meu livro. Ora, meu livro em si é sobre experiências artísticas que acontecem dentro de uma história, mas isso poderia ter sido muito limitado conforme eu vejo meu mundo. Ainda é de certa forma.

Então, um dia eu cheguei a formular uma descrição sem querer: Arte é o "E se". Arte é o imaginar, é pensar o mundo de uma forma que ele não é. Se tal coisa fosse diferente? Se o x fosse o y? Isso é arte.

Após pensar novamente, essa descrição se encaixa muito bem com a loucura que minha cabeça produz diariamente. Cada ideia, cada vontade de criar vem da necessidade de mudar o atual para algo que não existe.

Minha cabeça é um mundo e o avesso do mundo que eu vivo é arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário