sábado, 10 de março de 2012

Criação vs Curadoria

O texto em inglês pode ser visto aqui, eu traduzi para português para quem sabe ler em outra língua.




Anônimo pergunta para a página do tumblr de Lou Noble, fotográfo profissional de Los Angeles:

"Tem alguma chance de você poder permitir o compartilhamento pelo Flickr? Eu estou sempre vendo as suas fotos e adoraria poder compartilhar elas direto daqui."

Não! Francamente,  eu não estou mais enamorado com todo esse compartilhamento que há na internet, especialmente no tumblr. Não tem haver com os direitos ou proteção de fotos...sério, eu só não gosto do jeito que olhamos para as fotos, nesses dias. Como parte de um constante rolar dos nossos dashboards, olhando por um momento, continuando, olhando, continuando. Dá a impressão que as fotos não alcançam o seu objetivo, nesses dias. Tumblr, Twitter, Facebook, todas parecem construidas para serem rápidas, volumosas.

E eu sou da opinião definitiva que não há outro modo de olhar para arte. Eu gosto do Flickr, tem a foto, você olha o quanto você quiser, e então vai para a próxima página. Cada foto tinha uma janela para si própria, nenhuma outra foto/texto/filme/etc invadindo pelo topo da página.
Eu gosto do meu website, o design é um pouquinho mais antigo do que os outros site de fotos, mas cada foto tem sua própria página. Olhe o quanto você quiser, então vá para a próxima, nada na periféria incitando você a continuar.

Eu gosto da ideia da Internet Lenta, de você se acostumar de ter o seu tempo com as coisas que você quer experimentar, de dar um passo atrás da constância (talvez incessante) fluxo das coisas que vêm para você a cada direção, ter a chance de realmente se concentrar nas coisas que você está envolvido.

Que tal isso: Se você realmente gostou da minha foto do Flickr, me mande um email, eu vou mandar pra você uma cópia tamanho largo. Escreva algo sobre isso no seu tumblr. Desse jeito eu sei que voCê gostou, e você ainda adiciona alguma coisa, cria alguma coisa, mesmo que seja só um comentário.
Criação vs Curadoria...mas eu suponho que esse já seja um outro grande tópico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário