sábado, 3 de março de 2012

Reflexões sobre pensamentos instantâneos.



Hoje saindo da padaria depois de ter comprado um saco com três pães de queijo grandes e uma lata de kuat, sai da loja e dei de cara com um mendingo pedindo uns trocados.
Puxando a carteira do bolso da bermuda e colocando o saco entre o braço, meu equilíbrio com os objetos se mostra ruim como sempre e faz o saco de pão de queijo cair no chão, o que me faz observar atentamente se um dos pães vai sair do saco e encostar no chão.

Agachando pra pegar o pão, um pensamento rápido me veio a cabeça: "Dá esse pão de queijo a ele."

O que nós achamos que os mendigos são hoje em dia? Talvez animais esperando por uma boa mão que o possa alimentar ou sustentar o vício, pensando só na boa recompensa que é poder ajudar alguém. Centrado no ego. Ficou mais fácil negar algo para essas pessoas quando já nos acostumamos a dizer não, quando inventamos desculpas como "Esse é o dinheiro da passagem" ou "Não tem, parceiro". Não to defendendo o sustento de mendigos, mas também não posso (ou não deveria) deixar o meu ser humano de lado, deixando de pensar no que passam essas pessoas, ou até deixando de as considerar como pessoas. São muitas questões envolvidas mas nada disso justifica uma ação, ou pelo menos a deixa aceitável em todos os pontos de vista.

No final eu dei os trocados e fui embora, depois de ter dado outra resposta rápida como "Não seja ridículo, eu sei o que eu quis dizer". Talvez ainda haja esperança em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário