domingo, 15 de abril de 2012

Ideias de graça nº 1 + Reflexões "sobre a cena"

E se alguém desenhasse nos muros dessa nova Brasília, todas as apresentações mais renomadas que conhecemos?

Por exemplo o Dançando na Chuva, Grease, Os embalos de Sábado a noite. A complicação é você pensar (equivocadamente) que não há uma referência brasileira, o que não é verdade. O cinema brasileiro tem vários filmes de sucesso como por exemplo O pagador de promessas, que eu tenho ele na ponta da língua por lembrar que ele ganhou o Festival de Cannes. De fato há muitos filmes nacionais bons, inclusive feitos por adaptações literárias de autores renomados nossos. Porém eu admito que não teria conhecimento o suficiente para essa discussão.

Mas voltando a falar de algo que é tão novo que ainda nem se poderia definir por um nome, o que eu por agora chamo de "cena urbana em BSB" por assim dizer, ou seja, o movimento de pessoas e coletivos de artistas (não por serem artistas em profissão mas por fazer arte nas ruas, mesmo muito deles ter alguma ligação com a arte antes de fazerem isso) se manifestando em lugares públicos da cidade, como muros e paradas de ônibus. Pois bem, como muito dá pra notar pela maioria dessas manifestações se concentrarem nas asa sul e norte e também na UnB, poderia ser dito por cima que os que fazem isso moram nesses mesmos lugares ou perto. Também digo isso por me surpreender em nunca ter visto até hoje em outras cidades satélites como taguatinga, samanbaia por exemplo, uma dessas manifestações com marca de coletivo ou com intenção clara de mandar uma mensagem para a pessoa que visualiza. O que me faz acreditar que se isso realmente for algo que comece a crescer, vai ser pela ação de coletivos formados de cidades em cidades e não algo que acontece com o grafite.

Enfim, tudo isso é um devaneio do que eu tenho observado por ai, nada tão concreto que possa ser concordado por todos ou até mesmo duramente criticado. Acho um movimento muito interessante que ainda poderia ser abordados os assuntos da própria criatividade das manifestações visto influências estrangeiras, como a internet está se envolvendo na difusão dessas artes e mais outras coisitas. Um post pra falar de algo que não é falado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário